Se você também concorda que 2016 já deveria ter acabado, essa notícia vai deixar você um pouco mais triste: 2016 vai demorar um pouco mais para terminar. Cientistas vão acrescentar a esse ano mais um segundo, conhecido como Segundo de Salto.
Ao final deste ano, você terá que acrescentar mais um segundo ao relógio, fazendo com que 2016 se prolongue um pouco mais. Estes segundos são conhecidos como “segundos de salto”, que são adicionados aos relógios para compensar uma rotação um pouco mais lenta da terra e garantir que nossos relógios estejam precisos com relação ao tempo que dura um dia no planeta.
Este segundo extra é importante para alinhar dois tempos: o tempo atronômico, que é irregular, determinado pela rotação terrestre, e o Tempo Universal Coordenado (UTC), que, em outras palavras, é o tempo estável determinado por relógios atômicos. Este é o tempo que orienta nossos aparelhos, como relógios e computadores.
Uma curiosidade é que essa adição só pode ser feita no meio ou ao final do ano, por questões tecnológicas. Qualquer outra tentativa fora desse período pode gerar danos incalculáveis à ciência e tecnologia.
Os segundos de salto são mais comuns do que imaginamos e são adicionados sempre que a rotação da terra sofre alguma alteração. Vários fatores podem influenciar esse ciclo, como terremotos, descongelamento de geleiras, fazendo com o que o planeta gire mais lentamente. No ano passado, em 2015, os cientistas já haviam adicionado um segundo extra aos relógios, em junho.
Então, pra você que esperava ansiosamente o fim desse ano bissexto que não termina, os cientistas pedem a sua compreensão, ao menos por um segundo.
Fonte: Science Alert http://www.sciencealert.com/
Mais de NFL
Identidade adulterada em 140 milhões de anos
Cientistas descobriram que a Lua pode ser um pouco mais velha do se imaginava Cientistas da UCLA, Universidade da Califórnia em Los …
A velocidade máxima nessa via é de 1 bilhão de km/h
Cientistas da NASA querem diminuir de 5 meses para 3 dias o tempo de uma viagem para Marte Se você ainda …
Uma foto tirada a mais de 205 milhões de quilômetros de distância da Terra
Telescópio que orbita Marte tira foto surpreendente da Terra ao lado da Lua Um telescópio que orbita Marte para estudar o …