Ícone do site Suor No Olho

Conheça o lugar mais eletrizante do mundo

Pesquisa aponta Maracaibo, Venezuela, como lugar com maior incidência de raios no planeta.

 

Uma pesquisa realizada com satélite chamado Tropical Rainfall Measuring Mission, que operou de 1997 a 2015, confirmou que Maracaibo, na Venezuela, é o lugar com maior chuva de raios no mundo. “O lago Maracaibo é um dos maiores geradores de relâmpagos do globo”, diz Robert Holzworth, físico da Universidade de Washington em Seattle.

O satélite circulou o planeta em um percurso que cobria cada trecho entre 38 graus norte e 38 graus sul e contabilizou os 500 lugares mais quentes do planeta para a incidência de relâmpagos. Uma das constatações da pesquisa confirma que, em geral, os relâmpagos acontecem mais sobre a superfície da terra do que sobre os oceanos, entre meio dia e 6 da tarde, em lugares mais quentes e úmidos.

No entanto, o lago Maracaibo foge um pouco da regra em três pontos: com a maior parte dos relâmpagos acontecendo sobre o lago, entre a meia noite e 5 da madrugada e no final da primavera e outono, com temperaturas menores. Mas o que pode justificar a maior incidência em Maracaibo está no fato da região estar cercada por altos picos. O choque entre os ventos frios, que fluem ao redor das montanhas, com o calor emanado das águas tropicais do lago provoca as tempestades na região.

O fenômeno não é raro, dizem os pesquisadores. Pelo menos, outros 14 grandes lagos no mundo, incluindo os lagos Victoria e Tanganyika, na África, são também lugares de muita incidência de relâmpagos. E aí, você encararia um mergulho nesse lago?

Reprodução: The Guardian

Reprodução: Nasa

Reprodução: Nasa

 

Sair da versão mobile