Ícone do site Suor No Olho

Uma foto tirada a mais de 205 milhões de quilômetros de distância da Terra

Telescópio que orbita Marte tira foto surpreendente da Terra ao lado da Lua

Um telescópio que orbita Marte para estudar o planeta vermelho tirou uma foto surpreendente da Terra ao lado da Lua, mostrando claramente o planeta e o satélite sobre a incidência da luz do Sol.

A foto foi tirada de um telescópio que está a aproximadamente 205 milhões de quilômetros da Terra, e foi registrada em 20 de novembro de 2016 pela câmera de Alta Resolução de Experiência de Ciência de Imagem (HiRISE), no Mars Reconnaissance Orbiter da Nasa.

A foto tinha um propósito: calibrar os dados da máquina RiRISE, já que a reflexão da luz na Terra e na Lua eram diferentes.

Para isso, foram tiradas duas fotografias, uma com ajustes para a luz da Terra, que é maior que da Lua, e outra para o satélite lunar.

Em resumo, a escala de brilho da Terra e da Lua é diferente. Por isso, para se obter uma foto com tanta luminosidade das duas era precisa tirar uma foto só da terra, calibrar a máquina para aumentar o brilho da Lua e tirar outra novamente. Assim, com as duas, respeitando as escalas de tamanho e distância, as fotos são agrupadas para o resultado final.

No caso dessa foto, a distância parece pequena porque a Lua não estava necessariamente à frente da Terra, mas de lado. Por isso a sensação de certa proximidade dos dois globos.

A imagem está disponível online em: Http://www.jpl.nasa.gov/spaceimages/details.php?id=PIA21260

Sair da versão mobile