Ícone do site Suor No Olho

A velocidade máxima nessa via é de 1 bilhão de km/h

Cientistas da NASA querem diminuir de 5 meses para 3 dias o tempo de uma viagem para Marte

Se você ainda acha que uma viagem para o Japão pode ser muito longa e demorada, é hora de repensar seus conceitos de velocidade e tempo.

Com projetos surgindo em todos os cantos para a exploração espacial, cientistas da NASA, liderados por Philip Lubin da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, pretendem sair na frente (e mais rápido) na disputa por Marte.

A equipe de Lubin ganhou o prêmio Innovative Advanced Concepts (NIAC) e uma quantia de 100 mil dólares para iniciar o planejamento e testes do projeto que promete diminuir de 5 meses para 3 dias a viagem para o planeta vermelho.

O projeto, batizado de DEEP-IN (Direct Energy Propulsion for Instellar Exploration), trabalha com um jeito simples e diferente de ganhar o espaço, e não requer nada além de um feixe de luz e velas solares.

 

Vela Solar. Foto: Nasa

Conhecido por “propulsão fotônica”, uma matriz de laser orbital empurraria uma vela solar de material ultra-leve para fazer o transporte de sondas quase que na velocidade da luz.

O uso de uma tecnologia como essa poderia ser ampliada no futuro para o transporte de naves maiores, mais pesadas e tripuladas, diminuindo de 5 para, possivelmente, 1 mês o tempo de viagem até Marte.

Existem pesquisas que apontam que, por mais que as viagens espaciais tripuladas estejam cada ano mais próximas de acontecer, os problemas ainda seriam muitos com o longo período que astronautas passariam no espaço.

A falta de gravidade, o ambiente fechado e pequeno poderiam provocar doenças psíquicas e imprevisíveis em uma viagem longa e solitária. Por isso, a pesquisa ganha apoio e força para diminuir esses danos.

A corrida por Marte está cada vez mais próxima de acontecer. E mais rápida.

 

Sair da versão mobile